4 de agosto de 2011

Aquele abraço do muriqui

    Por Diana Levacov

O Inea, em parceria com a Oscip Eco-Atlântica, está desenvolvendo a campanha de lançamento do macaco-muriqui, o maior primata das Américas, como mascote dos jogos olímpicos de 2016. A campanha intitulada “Aquele Abraço” vem demonstrar o carisma e a solidariedade do povo do Rio de Janeiro, características do muriqui, segundo explica a bióloga Priscila Diniz, que integra a equipe que coordena a campanha no Inea.



Foto da Campanha "Aquele Abraço" tirada no Parque Estadual dos Três Picos - PETP.

No dia 9 de julho, um sábado de sol no meio desse inverno gelado, fomos ao Parque Estadual dos Três Picos para gravar a propaganda oficial da campanha, que em breve será vista na grande mídia. Na foto abaixo, vemos os colegas da sede do Inea, do Parque, seus familiares e alunos e professores de uma escola pública de Cachoeiras de Macacu. Nada melhor do que um grande e caloroso abraço para simbolizar esta iniciativa!

Mesa-redonda sobre “a importância dos projetos de preservação e recuperação da biodiversidade com a participação da iniciativa privada”. Crédito: Arquivo EBX.

O simpático muriqui é também mascote do projeto “Corredor Ecológico do Muriqui”, que engloba uma área de cerca de 400.000 hectares que unirá Unidades de Conservação existentes e futuras, públicas e particulares, além de áreas de reflorestamento na região da Serra do Mar fluminense. Esse corredor será implantado em uma região de alta biodiversidade entre os parques estaduais do Desengano, dos Três Picos e a Reserva Biológica União, que é federal. Além de promover a preservação dessa espécie, a criação do corredor e dos programas sociais e científicos envolvidos no projeto, beneficiará a recuperação de outros animais silvestres ameaçados de extinção nativos dessa mesma região.

Folheto explicativo sobre o Corredor Ecológico do Muriqui. Crédito: Instituto BioAtlântica.

No dia 26 de julho foi realizado um belo evento para marcar o início dessas atividades, no Centro Cultural Tom Jobim do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Na ocasião, o Diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea, André Ilha, participou da mesa-redonda sobre “A importância dos projetos de preservação e recuperação da biodiversidade com a participação da iniciativa privada”. Participaram também representantes do Instituto BioAtlântica, das empresas EBX e Brasil Florestas S.A., da Prefeitura Municipal de Santa Maria Madalena, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e da Fundação SOS Mata Atlântica, contando com a mediação do economista e ambientalista Sérgio Besserman Vianna.


Mapa do Corredor Ecológico do Muriqui. Crédito: Instituto BioAtlântica.

Saiba mais:

Associacao Pró-Muriqui

Corredor Ecológico do Muriqui

Instituto BioAtlântica
http://www.bioatlantica.org.br/

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio
http://www.icmbio.gov.br/

Instituto Estadual do Ambiente - Inea/RJ
http://www.inea.rj.gov.br/

Brasil Florestas S.A.

Eco-Atlântica

Fundação SOS Mata Atlântica

Notícias relacionadas:

Ambiente inicia campanha para fazer do macaco muriqui mascote do Rio 2016 (Jornal do Brasil, 24/10/2011).





(BioAtlântica, 18/07/2011).




Diana Levacov é bióloga, mestre em Ecologia e integra a equipe da Gepro/Dibap.



Nenhum comentário: